Crônica de uma crise anunciada:
Crítica à economia política de Lula e Dilma

Crônica de uma crise anunciada procura responder às seguintes questões: Por que o Partido dos Trabalhadores frustrou a expectativa dos que imaginavam que a esperança venceria o medo? O que mudou na política econômica de Lula em relação à de Fernando Henrique Cardoso e na de Dilma em relação à de Lula? Qual a relação entre a crise que paralisa o Brasil e as contradições inscritas no ciclo de crescimento que impulsionou o chamado "neodesenvolvimentismo"? Como as crises econômica e política se condicionam reciprocamente? O que explica a deposição de Dilma Rousseff? Por que o ajuste liberal não resolve a crise?
A crítica da economia política dos governos Lula e Dilma Rousseff é fundamental para a compreensão dos condicionantes estruturais, externos e internos, que levaram à grave crise econômica e política que abala a sociedade brasileira.

Plínio de Arruda Sampaio Jr.

Informações sobre o autor

Plínio de Arruda Sampaio Jr. é professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Com pesquisas na área de história econômica do Brasil e teoria do desenvolvimento, dedica-se ao estudo do impacto da globalização capitalista sobre a economia brasileira. Membro do conselho editorial de diversas revistas acadêmicas, entre as quais, Novos Temas e Marxismo XXI, possui dezenas de artigos, publicados no Brasil e no exterior. É autor de Entre a nação e a barbárie: os dilemas do capitalismo dependente (Vozes, 1999); e organizador dos livros Capitalismo em crise: a natureza e dinâmica da crise econômica mundial (Sunderman, 2009); e Jornadas de Junho: a revolta popular em debate (ICP, 2014).

Crônica de uma crise anunciada: Crítica à economia política de Lula e Dilma

1ª edição – 2017
Formato: Livro
Autor: Plínio de Arruda Sampaio Jr.
Editora: SG-Amarante Editorial
Categoria: Política econômica
Páginas: 256
ISBN: 978-85-66390-19-3

Trecho do livro em PDF

Compre esse livro: