Mobilidade – arte em movimento
O livro propõe um modo diferente de olhar o tema da Mobilidade Urbana. Você verá que é possível pensar no assunto, fazer arte visual e se expressar poeticamente sobre ele.
Cartema é uma forma de composição visual, é a busca de um ritmo por meio da repetição, cujo resultado é uma nova unidade visual. Os cartemas são uma chave que abre a fotografia, quase sempre tão explícita, para o campo do abstracionismo e do imaginário.
Este livro reúne cartemas e criações simétricas que trazem à cena a mobilidade urbana no Brasil. São imagens inusitadas e provocativas. Ao serem interpretadas com as legendas poéticas que as acompanham, resultam, na junção entre o texto visual e o verbal, em uma sincronia de sentidos.
Leia as avaliações do MEC:
“A obra Mobilidade: Arte em Movimento propõe-se a refletir sobre cidadania por meio da mobilidade urbana
a partir de cartemas, acompanhados de legendas poéticas. Os cartemas são de autoria de Ricardo Soares
e o texto, de Ricardo Soares e Cícero de Oliveira. A primeira edição do livro foi publicada em 2021, pela
editora paulista SG-Amarante. Distribuídos em 68 páginas, os cartemas foram criados a partir de
fotografias que dizem respeito à mobilidade urbana, acompanhados de legendas poéticas, que se
caracterizam como poemas curtos. O livro contempla uma introdução, para preparar o leitor para a leitura,
direcionando seu olhar, uma discussão sobre o tema mobilidade urbana e, ainda, uma explicação sobre
cartemas e como eles são construídos. Para finalizar, são apresentadas as fotografias que originaram os
cartemas e um passo a passo de sua construção. Dessa forma, os leitores são convidados para uma
apreciação estética da obra e para continuá-la criando seus próprios cartemas e poemas para
acompanhá-los. Os cartemas provocam estranhamento, em um primeiro momento, mas, ao mesmo
tempo, desafiam o leitor a tentar reconhecer as imagens que os originaram, o que é facilitado pelos textos
poéticos que acompanham as imagens. Assim, conforme os autores, a união entre as legendas poéticas e
as imagens "cartema poético", exige um duplo olhar por parte do leitor. A linguagem verbal da obra, rica
em figuras de linguagem e de intertextos, dialoga com outros poemas, a exemplo de "Durme ruazinha", de
Mario Quintana, e é acessível ao Estudante do Ensino Médio, provocando a sua imaginação e levando-o a
criar imagens mentais. O livro é acompanhado de Material Digital do Professor (MDP) e videotutoriais para
o Professor e também para o Estudante, que explicitam o conteúdo da obra e orientam para as atividades
pedagógicas. As atividades propostas a partir da obra, que estão divididas em “Antes da Leitura”, “Durante
a Leitura” e “Após a Leitura”, estão em consonância com as Competências Gerais previstas na Base
Nacional Comum Curricular - BNCC e contemplam Competências e Habilidades especificas do Ensino
Médio e da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Além disso, o MDP traz um "Itinerário formativo: uma
proposta de intervenção no espaço público", com carga horária prevista de 40h, indicando ações
complementares para o trabalho em sala de aula. Ao final, na seção “Aprofundamento”, são oferecidos
textos complementares para o professor sobre cartemas, poemas curtos e intertextualidade, assim como
sugestões de referências complementares, bibliografia comentada e as referências que embasaram a
construção do material apresentado.”
“A obra MOBILIDADE - ARTE EM MOVIMENTO apresenta formas de linguagens com elementos verbais e não verbais com reflexões críticas no seu contexto e no cotidiano do aluno do Ensino Médio. O livro explora recursos expressivos da linguagem de forma adequada, tanto os visuais quanto os verbais, constituídos por legendas poéticas. A linguagem está em consonância com os princípios éticos e marcos legais.”
“A obra faz uso de uma linguagem clara, objetiva, expressiva e criativa; com recursos que ajudam a enriquecer a leitura a compreensão. A linguagem é adequada aos estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma linguagem simples, mas poética, rica em metáfora, metonímias e outras figuras de linguagem que permite ampliar o repertório linguístico do Estudante. O conjunto das imagens e das legendas formam um grande poema que propõe debater um tema muito importante da atualidade: a mobilidade humana. Ademais, a obra dialoga com outros textos poéticos importantes”
Os autores
Ricardo Soares, editor e designer gráfico, é carioca. Estudou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ricardo é autor dos livros A simetria brinca com o olhar (seis volumes, 2017), Urbano imaginário (2018), É tudo verdade! (ou será mentira?), obra infantil editada em 2019, e Olhares – cartemas e haicais (2021). Em 2017, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abrigou a exposição de arte A simetria brinca com o olhar, com diversos cartemas criados pelo autor.
Cícero de Oliveira é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e estudou no curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Há mais de uma década, dedica-se a projetos de livros didáticos de Língua Portuguesa nos segmentos de Ensino Fundamental 1 e 2, EJA e Ensino Médio.